sábado, setembro 17, 2005

XVIII SNPTEE - Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

Em 1999 eu estive no XV SNPTEE, realizado em Foz do Iguaçu. Na época, pareceu-me totalmente possível escrever um artigo para ser apresentado em uma das edições futuras. Até o momento, contudo, eu não havia conseguido. Nas edições de 2001 (Campinas) e 2003 (Uberlândia) eu estava praticamente fora do setor elétrico, interessado mais em desenvolvimento web do que em produção e transmissão de energia elétrica. Agora, finalmente, um artigo meu foi aceito para apresentação em plenário, no XVIII SNPTEE.

O XVIII SNPTEE será realizado entre 16 e 21 de outubro de 2005, em Curitiba, Paraná, promovido pelo Cigré-Brasil, sob coordenação da COPEL. De acordo com a comissão organizadora, foram submetidos 1.890 resumos para o evento, e apenas 519 foram aceitos. Os critérios de escolha são rigorosos. Os relatores escolhidos para cada grupo de estudos são profissionais de amplo conhecimento em cada área e os itens considerados na avaliação são:

  • o trabalho deve ser de caráter universal, inédito ou pioneiro e de caráter inovador;
  • caso o trabalho não seja inédito, deve apresentar um enfoque novo a um certo problema ou oferecer significativa contribuição técnica ao assunto;
  • o trabalho deve enfatizar experiências práticas, já utilizadas com sucesso e não meramente modelos teóricos de aplicação duvidosa.

Meu artigo intitula-se "Comercialização de Energia Elétrica no Varejo - Riscos e Oportunidades", e será apresentado na manhã do dia 20 de outubro próximo. Curiosamente, eu tenho trabalhado, viajado e aprendido muito mais na Electra, empresa do tamanho de um departamento da Copel, do que quando trabalhava nesta.