sábado, dezembro 08, 2012

Homenagem a Alan Turing na UTFPR

Este evento é uma das muitas homenagens que estão ocorrendo em todo o mundo ao centenário de nascimento de Alan Turing. O Departamento de Informática da UTFPR, que oferece os cursos de Mestrado em Computação AplicadaEngenharia de Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação, convida a todos para esta homenagem a este que é considerado por muitos um dos pais da Computação.

Programação:
  • 15h30 - Abertura - Quem foi Alan Turing?
  • 16h00 - Palestra do professor Jorge Stolfi

Jorge Stolfi é Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1B). Fez Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Stanford (1988). É um dos pesquisadores brasileiros na área de Computação com mais citações na base ISI. Três de seus artigos receberam mais de 100 citações, como pode ser visto em seu currículo Lattes.

Tema: Métodos multi-escala em Computação Visual


Resumo: De modo geral, a técnica multi-escala para resolver um problema com muitas variáveis consiste em reduzi-lo a um problema com apenas uma fração do tamanho, resolver este recursivamente, expandir sua solução para uma estimativa inicial para o problema original, e refinar esta estimativa.  Em muitas aplicações, esta técnica permite reduzir drasticamente o custo computacional; por exemplo, de quadrático para linear.

Organizadores:

Adolfo Neto (adolfo@utfpr.edu.br), Gustavo Lugo, Rodrigo Minetto, Murilo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário